sábado, 27 de abril de 2013

tudo o que você precisa é de mais uma desculpa


O rapaz andava todos os dias meio cabisbaixo, sem saber muito bem pra onde ir, mesmo indo todo dia para o mesmo lugar. Apesar de tanto gostar do que fazia, não gostava do jeito que as coisas eram feitas. A rotina tinha o engolido.  Estava completamente preso às engrenagens do mundo capitalista moderno. “É estável”, diziam; “O salário é bom” lembravam. Mas ninguém nunca queria saber se ele estava gostando mesmo daquilo que tanto falou que gostava. É claro, porque hoje em dia ninguém pode mudar de opinião, se não lhe falta “personalidade”. 

“Aguenta mais um pouco, que logo melhora, é só o começo”. Ouvia isso de todo mundo, mas sabia que não era bem assim, já tinha começado fazia tempo, já estava no meio, mas ele queria mesmo que estivesse no fim. Queria mesmo poder chegar lá e gritar forte, deixar bem claro tudo o que passou por ali. Mostrar para as pessoas que a vida é muito mais do que isso. 

O que gritava dentro dele não se calava. Ele não queria ficar lá nem mais um minuto, nem mais um segundo. Mas ele ficava. E ficava. Ficava por  não conseguir nem ter tempo para pensar nas consequências que isso podiam lhe causar. Por não ter tempo nem pra procurar alternativas à tudo isso que já não é mais dele.  

Ficava a procurar desculpas por pedir desculpas de se desculpar tanto. Ficava a deriva. E ficava. Mesmo sem querer.

Em meio a tantas desculpas, em tantos perdões, ainda não havia pedido por uma desculpa. Por um perdão. 

Era tanta culpa que nunca percebeu que, ele sim,  merecia todos os perdões do mundo.

Só precisava se desculpar. Se des-culpar.

E só sem todo esse peso poderia se mover. 

Só sem esse peso poderia se libertar.


Nenhum comentário: